Há mudanças no ser humano em todas as fases do curso de vida e a terceira idade também apresenta particularidades. O envelhecimento de um filho coincide com a fase de mudança na vida dos pais, na qual há alteração na situação profissional com a diminuição do ritmo de trabalho e a aposentadoria. É comum acontecerem perdas na família com o falecimento de familiares e também de pessoas que fazem parte da vida social. Assim, as alterações pedem ajustes para que os sobreviventes possam continuar sua caminhada.
Na pessoa com Síndrome de Down, o envelhecimento pode acontecer prematuramente. Muitas vezes observa-se que pessoas entre trinta e quarenta anos já apresentam sinais de envelhecimento e a senilidade precoce. Estudos referem a presença da Doença de Alzheimer em todas as pessoas que têm a Síndrome, porém nem todas elas apresentam os sintomas característicos dessa alteração.
A doença de Alzheimer causa senilidade, demência com perda de memória e deterioração mental, geralmente em pessoas de meia idade e idosos. Há uma predisposição familial para esta anomalia e o gene está localizado no cromossomo 21.
Na doença de Alzheimer há formação anormal de estruturas e perda de neurônios, além de alterações na bioquímica do cérebro. Embora algumas das alterações das estruturas cerebrais ocorram normalmente como parte do processo de envelhecimento, nesta condição elas ocorrem com maior frequência e em áreas específicas do cérebro.
A relação da doença de Alzheimer com a Síndrome de Down tem sido observada a nível anatômico, bioquímico e comportamental, mas com diferentes níveis de correlação. Alguns autores afirmam que a incidência é de 100% em indivíduos acima de 36 anos de idade. Entretanto, na maioria dos casos a alteração só aparece a nível anatômico e bioquímico; poucos apresentarão as manifestações clínicas da doença. Nas pessoas com Síndrome de Down, estágios mais avançados da doença podem aparecer sob a forma de alteração de personalidade, isolamento, incontinência, deterioração na performance mental e possivelmente convulsões.
Em adultos com Síndrome de Down, alterações de personalidade e deterioração mental podem ocorrer pela doença de Alzheimer, mas há outros problemas comuns na Síndrome que podem levar aos mesmos sintomas: catarata, disfunção da tireóide, perda auditiva e outros problemas de saúde, que devem ser verificados antes de ser feito o diagnóstico de Doença de Alzheimer.