SOBRE

Dra Sonia Casarin

Psicóloga – CRP: 06/18306

Psicóloga, doutora em psicologia, com pós doutorado em psicologia educacional, é responsável pelo Serviço de Orientação sobre Síndrome de Down, S.O.S. Down, que vem difundindo há mais de dez anos informações atualizadas sobre a Síndrome de Down, contribuindo com estudos e pesquisas que ampliam o conhecimento, esclarecem as dúvidas e buscam facilitar a inclusão social de pessoas que têm a Síndrome.

Atende no Serviço Especializado de Reabilitação-SER- e em consultório particular, trabalhando com pessoas de todas as idades com deficiência intelectual e/ou deficiências múltiplas.

Com uma abordagem sistêmica desenvolve um trabalho clínico de 360 graus que inclui atendimentos individuais, orientação e atendimento de famílias, com atenção especial para os irmãos, com os quais forma grupos. Desenvolve trabalhos em equipe com educadores e terapeutas ligados aos atendidos, onde estabelece parcerias e articula todos os procedimentos realizados.

Desenvolve planos de carreira para pessoas com deficiência, com particular atenção para pessoas com Síndrome de Down, que incluídas no mercado de trabalho têm necessidade de mudanças e novos desafios. A partir de uma análise de suas atividades, inclusive visitando o local de trabalho, busca sugerir modificações que favoreçam o desenvolvimento e mantenham a motivação no trabalho.

Disponibiliza também serviço de supervisão para profissionais que realizam trabalho clínico e educacional com pessoas que têm deficiência intelectual, possibilitando que esses profissionais adquiram ferramentas que aumentem a eficácia de seu trabalho.

O trabalho clínico não exclui a atividade acadêmica na qual houve realização de pesquisas de pós-graduação strictu sensu. No mestrado elaborou a dissertação “Os vínculos familiares e a identidade da pessoa com Síndrome de Down”, concluída em 2001, e no doutorado a tese apresentada foi “Síndrome de Down-caminhos da vida”, ambos os estudos foram realizados na PUC-SP. Já no pós doutorado concluiu o trabalho “A arte como ato social e como ato cognitivo na Síndrome de Down”, em 2014, realizado no Centro Universitário FIEO. Com base nesses estudos, participa de eventos com palestras e conferências sobre Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Inclusão Social. Ainda na área acadêmica foi docente do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Inclusiva no Instituto de Educação Vera Cruz (2009-2014).

É coautora e autora de diversos livros, entre eles publicou a obra “Talento e Deficiência-como incluir alunos com diferentes tipos de inteligência. E também possui diversos artigos acadêmicos publicados em periódicos científicos.